Páginas

A paróquia de Chalé em festa com a chegada do padre Agnel

                                       

Padre Agnel foi recebido por padre Ronaldo e católicos no bairro Areião para a caminhada rumo à matriz.Agnel Martins Alves é o 3º pároco nos 83 anos de paróquia. A chegada do novo pároco, Agnel Martins Alves em Chalé-MG, foi marcada por muita alegria, fogos e visitas de paróquias vizinhas - Conceição de Ipanema, Lajinha, e outras como a de Sacramento. As outras foram representadas pelos (05) padres que vieram concelebrar a missa e abençoar o início da missão, direitos e deveres de padre Agnel ao assumir a paróquia de NS do Amparo de Chalé-MG. O padre Roberto Carlos Vilela de Conceição de Ipanema. Padre Geziel José de Almeida, vigário paroquial de Bom Jesus do Galho e administrador paroquial de Vermelho Velho. Padre José do Carmo Vieira, reitor do seminário diocesano. Padre Moacir Ramos Nogueira, vigário paroquial de Iapu.  Padre Éder Mateus dos Santos,  interino da paróquia Lajinha-MG.
Participaram da acolhida as dez comunidades que formam a paróquia. A chegada foi as 16h00 do dia 26 de fevereiro de 2012 na entrada da cidade rodovia Lajinha-Chalé. As comunidades de São José e Nossa Senhora da Guia providenciaram o carro de som e músicas conhecidas para animar a procissão que teve o percurso do bairro areião até o centro, na matriz NS do Amparo. Calcula-se em torno de 800 pessoas presentes no evento. Cada pastoral ou grupo confeccionaram faixas de boas vindas colocadas em locais adequados ao longo do percurso. A responsabilidade em colocar e retirar as faixas foram atribuídas às comunidades de São João Batista e Santa Rita de Cássia. A coordenadora da liturgia, Vanda Maria Ambrósio Rodrigues colaborou na confecção  das faixas.

Sejam bem-vindos à acolhida ao padre Agnel. Comunidade NS da Penha/Penha do Coco.

Que o espírito santo o capacite para a missão. Bem-vindo! Legião de Maria.
A procissão foi animada pelas músicas: Jesus Cristo de Roberto Carlos. Oração pela Família de Pe. Zezinho. Utopia de Pe. Zezinho. TE amarei Senhor! e o " O povo de Deus". O carro de som ia à frente do povo que cantava, até a chegada na matriz.



  Praça central. O povo chegando à matriz para a missa e cerimônia de posse do novo pároco.


Celebração da Eucaristia e cerimônia de posse do novo pároco em Chalé-MG

A missa foi concelebrada  as dezessete horas. Presidindo a celebração eucarística, o padre Ronaldo Patrício de Freitas. Após as orações iniciais leu a provisão _ carta pela qual o bispo Emanuel, confere cargo, autoriza o exercício de pároco na administração desta paróquia _ nomeando o padre Agnel Martins Alves com direitos e deveres que competem aos párocos. ..."Como pároco deverá exercer o cuidado pastoral desta comunidade, sob a autoridade do bispo diocesano exercendo o múnus (1) de ensinar, santificar e exercer e governar com a cooperação de outros presbíteros ou diáconos e com o auxílio dos fiéis leigos. Deverá representar a paróquia em todos negócios jurídicos cuindando dos bens patrimoniais e em outras ocasiões. Esta provisão lida publicamente na posse do pároco"... Uma carta de domínio público. Depois de lida esta carta é registrada no livro de Tombo _A expressão Tombamento e Livro de Tombo, provém do Direito Português, onde a palavra tombar tem o sentido de registrar, inventariar inscrever bens nos arquivos do Reino (2)_ Finalizando a carta, o bispo convida os fiéis desta paróquia a ajudá-lo nas obras de apostolado com zelo e amor em prol do crescimento do Reino de Deus. A provisão é datada no dia 22 de fevereiro de 2012 e assinada por Dom Emanuel Messias de Oliveira_ bispo diocesano de Caratinga-MG_  e assinado também pelo padre Agrimaldo José Teixeira - Chanceler da Cúria Diocesana. Neste momento fica empossado o novo pároco com aplausos de todos. 
Padre Ronaldo convida a assembleia para a continuadade do momento de fé.

A homilia  e análise da caminhada dos fiéis da paróquia de NS do Amparo


..."O convite deste primeiro dia da quaresma  é o sentido da caminhada que se faz nestes quarenta dias.  O maior objetivo, neste sentido é a Páscoa. Aqui estamos para celebrar esta Páscoa, e a liturgia nos aponta cada dia mais o caminho onde Jesus chegou. Porque não ficamos satisfeitos em saber que Jesus caminhou, carregou sua cruz e venceu. Nós como cristãos/ãs somos convidados para realizar a mesma caminhada. Eu diria, que da nossa parte, é importante a gente entender que a nossa caminhada  com a  Páscoa... Ela se faz no dia a dia.
Não vou falar aqui da história da paróquia. Mas enquanto estávamos vindo na caminhada até aqui... Passou um filme na minha cabeça. Um filme onde fui capaz de  viajar  um pouquinho na história e perceber em vocês, aqui da paróquia NS do Amparo, uma caminhada muito bonita, uma caminhada sobretudo que tem como ponto central o que está na liturgia de hoje: a esperança.  Só consegue vencer quem tem  a esperança. Só consegue vencer quem é perseverante. E é bonito como vocês vem fazendo... Tendo ou não um pároco aqui. Voces continuram caminhando, caminhando... E perceberam o quanto dá resultado a esperança aliada à fé: ponto central da liturgia de hoje.  E a proposta da liturgia de hoje, a partir de Jesus no evangelho, é mostrar a necessidade de  caminharmos  mesmo diante das tentações. Vocês estão vencendo. Vencendo através da fé e perseverança.   E agora com a presença do pároco Agnel vocês podem vencer ainda mais. Hoje ele assume esta paróquia junto com a sua família. Seus pais estão aí para entregar o filho deles para servir  a Deus"... (excerto das palavras proferidas pelo padre Ronaldo Patrício de Freitas em sua homilia) 
Padre Ronaldo ainda pediu aos fiéis que valorizem a permanência de um pároco, acolham bem este "Pastor" que está sendo enviado para a paróquia de NS do Amparo de Chalé-MG. O padre ajuda a comunidade,  a comunidade ajuda o padre a ser cada vez mais padre. Um cumplicidade bonita. A caminhada histórica de hoje com a vinda de padre Agnel para esta paróquia está apenas começando.


  Momento da profissão de fé de padre Agnel


Ofertório: comunidades se apresentam ao padre Agnel com o santo padroeiro
A preparação do ofertório foi feito por todas as comunidade que com carinho providenciou o santo padroeiro. No altar ofereceram a caminhada de cada capela e todo serviço de pastoral que exercem na caminhada de igreja.
Comunidade de São José (19/03), comunidade de Santa Rita de Cássia (22/05), comunidade São João Batista (24/06), comunidade de São Pedro (29/06), comunidade de Santa Ana (26/07), comunidade de NS do Amparo (16/08), comunidade NS da Penha (02/09), comunidade Santa Efigênia (21/09), comunidade NS da Guia (24/09), comunidade NS Aparecida (12/10), comunidade de Santa Luzia (13/12).

Homenagem ao padre Agnel
Biografia

Publicizou-se, para toda assembleia presente, a trajetória de padre Agnel na sua vida estudantil e quando esteve no seminário. Foi relatado os trabalhos de pastorais que já realizou nas paróquias por onde passou. As comuindades de Nossa Senhora da Penha e Santa Efigênia entregaram ao padre Agnel um grande coração: uma apresentação de amor, simbolizando a acolhida que as 10 comunidades e matriz fizeram neste momento. E que o bom pastor não se canse jamais!

Apresentação das Pastorais e Movimentos da Paróquia:

Coordenadores paroquiais das diversas pastorais e grupos que estão em ação na paróquia se apresentaram, no altar, ao padre Agnel as pastorais e movimentos católicos existente na comunidade. O padre Agnel abraçou a cada um. São ao todo 17 pastorais e grupos.

Acolhimento pelos paroquianos num discurso de Alício Júnior_(comentarista)

Padre Agnel

..."Segundo Jeremias 3-15: dar-vos-ei pastores segundo o meu corção.
com estas palavras do profeta, Deus promete ao seu povo que jamais o deixará privado de pastores que o reúnem e guiem: "Eu estabelecerei para elas (as minhas ovelhas) pastores, que as apascentarão, de sorte que não mais deverão temer ou amedrontar-se " (Jer 23,4).

A igreja, povo de Deus, experimenta continuamente a realização deste anúncio profético e, na alegria, continua a dar graças ao Senhor. Ela sabe que o próprio Jesus Cristo é o cumprimento vivo, supremo e definitivo da promessa de Deus. "Eu sou o bom pastor" (Jo 10,11)"...

 ..."Padre Agnel seja bem-vindo e acolhido em nossa paróquia recebendo de todos, nosso abraço fraterno e nossas orações". (excerto do discurso de Alício Júnior em 26/02/12)

Padre Agnel agradece as homenagens e apresenta sua família


Família de padre Agnel. A mãe Rita Olívia Alves, o pai Alcino Alves e a sua irmã, Andréia Martins Alves. A família entregando o pastor ao serviço do Reino de Deus.



Apresentação dos padres visitantes: (em construção...)



Mesa da partilha e mais fogos em demonstração de alegria e compartilhamento
As comunidades de Santa Ana, São Pedro, Nossa Senhora Aparecida e Santa Luzia foram as responsáveis em receber as doações, arrumar as mesas e distribuir os alimentos e limpeza do local após o evento.  A matriz, representada por Sônia, Ronaldo, Júlia, Andrea e Luzia ajudou nesta tarefa de organizar a mesa da partilha, a preparação do jantar para o padre e seus convidados de outras paróquias. O resultado foi positivo.




Referência 
(1) disponível em < http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=46> acesso em 27 fev. 2012
(2) disponível em <
http://www.dicio.com.br/munus/> acesso em 27 de fev. de 2012